Imagem Blog Nimble Needles

Nem todas as peças de malha são quadradas. A capacidade de adicionar ou subtrair pontos ao longo da borda ou do corpo de uma peça permite criar itens com bordas que se afunilam ou se expandem.

Existem várias formas de fazer aumentos ao longo de seu trabalho. Algumas receitas são especificas e te dizem qual tipo de aumento você deve fazer, outras apenas informam dizem para fazer um aumento (aum 1 pto). Esse aumento pode ser um único ponto em meia, as vezes um aumento duplo e as vezes pede para fazer vários aumentos ao longo de uma determinada carreira.

M1L (Make 1 Left) e M1R (Make 1 Right). Em português, esse tipo de aumento eh conhecido como aumento intercalado ou aumento de barra. O ponto aumentado será um ponto inclinado para para a direita ou para a esquerda.

As siglas M1L e M1R são muito comuns em receitas em inglês, mas estes tipos de aumentos também são usados em receitas escritas em português. Os dois aumentos são feitos de forma muito similar. O aumento é feito usando o fio entre os dois pontos da carreira anterior. A diferença esta na maneira como você tricota este ponto extra.

Se você fizer um ponto em meia na alça de trás, criará um aumento inclinado para a esquerda e, se fizer um ponto em meia na alça da frente, criará um aumento inclinado para a direita. O aumento correspondente para o lado avesso seria M1PL (Make 1 purl left) e M1PR (Make 1 purl right). Onde o aumento e feito em ponto tricô.

Passo a passo ponto intercalado para a direita (M1R)

1. Afaste os pontos para encontrar a “barra” do fio da carreira anterior.

2. Use a agulha esquerda para pegar o fio entre os dois pontos com a agulha no movimento de trás para a frente. Note que o fio levantado faz um V na frente da agulha esquerda.

3. Insira a agulha direita na alça levantada da agulha esquerda e faça um ponto meia.

Passo a passo ponto intercalado para a esquerda (M1L)

1. Afaste os pontos para encontrar a “barra” do fio da carreira anterior.

2. Use a agulha esquerda para pegar o fio entre os dois pontos com a agulha no movimento da frente para trás. Note que o fio levantado agora faz um V na parte de trás da agulha esquerda.

3. Insira a agulha direita na alça levantada na agulha esquerda por trás e faça um ponto meia.

  • Saiba mais sobre outros tipos de aumento em tricô
  • Saiba mais sobre outros tipos de diminuição em tricô

Quando usar o aumento intercalado M1R e M1L?

1. Para moldar o tecido: os aumentos de tricô em geral são usados para modelar roupas ou outros projetos de tricô adicionando pontos extras em áreas específicas. Você normalmente encontrará aumentos de M1L e M1R em suéteres para criar modelagem de ombro, ou incorporados em receitas de alguns tipos de pontos de renda para enfatizar a padronagem.

2. Para adicionar detalhes decorativos: Os aumentos M1L e M1R podem ser usados para adicionar detalhes decorativos ao seu tricô, como uma borda picot ou uma borda recortada.

3. Para criar um tecido mais sem costura: Como os aumentos intercalados para a direita e para a esquerda são trabalhados entre os pontos, criando-se um novo ponto, eles são menos visíveis no tecido em comparação com outras técnicas de aumento, como aumentos de laçada.

4. Para criar um aumento simétrico: Quando feitos em ambos os lados de um único ponto, criando um ponto com inclinação e outro ponto com inclinação para a direita, este aumenta cria um “v” simétrico na peça tricotada, que se abre a partir do centro. Você encontrará essa combinação para modelar as pontas de meias em ponto malha ou ao longo dos ombros de um suéter raglã.

Precisa de ajuda? Assista o video com o passo a passo