Se você está começando a tricotar, já deve ter se deparado com receitas que usam abreviações. O que parecer supercomplicado no começo. Mas é só uma questão de prática. Eu aprendi a fazer tricô usando receitas em inglês e com abreviações padronizadas. Foi um pouco difícil no começo, porque eu não conhecia os pontos nem em português, mas depois de assistir alguns tutoriais tudo ficou mais fácil eu consegui fazer o meu primeiro projeto de tricô. Se eu consegui, com conhecimento super básico e sendo nível iniciante, você também consegue!!!
Glossário de abreviações de tricô
As abreviações são usadas principalmente para economizar tempo e espaço. Elas são úteis e muito usadas em receitas de tricô pois assim deixam as receitas padronizadas. Além disso, as abreviações podem ser usadas para facilitar a leitura e a compreensão de textos complexos ou técnicos. Nem todas as receitas usam o mesmo tipo de abreviações, mas toda receita contém uma lista de abreviações usadas naquele padrão.
Eu separei uma lista das abreviações mais comuns.
A
at – agulha para trança
aum – aumento(s), aumentado, aumentando
apd – agulha ponta dupla
arr – arremate
amostra – é o número de pontos e carreiras que são usados para fazer 10 cm quadrados de tecido tricotado, com isso, é possível medir a tensão dos pontos e ajustar as peças
B
C
CC – cor contastante
carr – carreira
corr – corrente
cfa – com o fio atrás
cfnf – com o fio na frente
cord – cordão de tricô e composto por duas carreiras, de ida em ponto meia e volta em ponto tricô
cont – continuar
cp – cor principal
cm – colocar marcador
cru – crochê unico
D
2pjm – diminuição: 2 pontos juntos em meia
2pjt – diminuição: 2 pontos juntos em tricô
dim – diminuição, diminuído, diminuindo
dim à esquerda – por ser feita com mate simples ou mate duplo
dim à direita – feita com 2pjm
desl – deslize ou deslizar
dp – deslize o ponto
ddt – deslize, tricote os pontos
E
F
f1 (ou f) – fazer 1 ponto (aumentar 1 ponto)
fa – fio atrás
ff – fio para frente
G
H
I
Iníc – início
J
jt – junto
jarreteira – cordoes de tricô
K
KFB – Knit into the front and back – Em português conhecido como aumento barrado ou aumento pela frente e por trás do ponto. Este método de aumento transforma um ponto em dois, formando uma barra horizontal sob o ponto aumentado. Aprenda como fazer aumento barrado KFB.
KLL – Knit Left Loop – Em português, pode ser conhecido como aumento levantado. Este é o método de aumento praticamente invisível. Insira a agulha esquerda de trás para frente na alça do ponto meia da segunda carreira abaixo do ponto meia que você acabou de fazer. Agora faça um ponto meia pela alça de trás e solte o ponto na agulha direita. Aprenda como fazer aumento KLL
L
LA – lado avesso
LD – lado direito
laç – laçada
LI – LIFTED INCREASE. Em português conhecido como aumento levantado ou aumento no ponto baixo. Esse tipo de aumento e muito discreto, quase imperceptível. Este tipo de aumento também pode ser inclinado para a direita ou para a esquerda.
RLI – RIGHT LIFTED INCREASE – Aumento inclinado para a direita. Aprenda como fazer
LLI – LEFT LIFTED INCREASE – Aumento inclinado para a esquerda. Aprenda como fazer
M
m – ponto meia
MD – mão direita
ME – mão esquerda
Mate simples ou duplo – arremate no tricô
M1 – MAKE ONE. Em português conhecido como aumento intercalado. O ponto aumentado é feito entre os dois pontos da carreira anterior. E ele pode ser inclinado para a direita ou para a esquerda.
M1R – MAKE ONE RIGHT. Aumento inclinado para a direita. Para fazer este aumento, pegue o fio entre os dois pontos da carreira de baixo, com a agulha da ME, de trás para frente e faca um ponto em meia normal. Aprenda como fazer aumento intercalado para direita
M1L – MAKE ONE LEFT. Aumento inclinado para a esquerda. Para fazer este aumento, pegue o fio entre os dois pontos da carreira de baixo, da frente para trás e faça um ponto em tricô normal. Aprenda como fazer aumento intercalado para a esquerda
N
O
Orla – pontos de borda
P
pt(s) – ponto ou pontos
PM – ponto malha
ppt – pegar o ponto por trás
pad(s) – receita
p-t – ponto em tricô baixo
ppsfsopt – passar o ponto sem fazer sobre o ponto trabalhado
Q
R
rep – repetir
S
sentpt – sentido do ponto
seg – segue ou seguir
SSK – SLIP SLIP KNIT – ponto de diminuição – em português conhecido como desliza, desliza, ponto meia – passe um ponto da agulha da ME para a agulha da MD sem fazer, como se fosse fazer um ponto meia, isso vai torcer o ponto, passe outro ponto da mesma forma, volte os 2 pts para a agulha da ME e faca 2pmj pela alça de trás.
SKP – SLIP1 KNIT1 PASS – Em português conhecido como mate simples.
Ponto de diminuição feito em 3 etapas usando 2 pontos:
1 – Passe o ponto da AE sem fazer para a AD como se fosse fazer um ponto meia, mas sem fazer a laçada.
2 – Faça um ponto meia no próximo ponto da agulha esquerda.
3 – Agora, passe o ponto da AD (passo 1) por cima do ponto meia que você acabou de fazer e que agora está na MD (passo 2). Este ponto de diminuição tem inclinação para direita.
T
t – ponto tricô
Y
YO – YARNOVER: aumento com laçada. Passe o fio por cima da agulha da frente para trás. Na carreira seguinte, tricote a laçada como se fosse um ponto normal.